quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Gnocchi da Fortuna

Por hoje ser dia 29, resolvi almoçar no shopping para aproveitar a data sortuda. O local escolhido foi o Spoleto e o prato pedido era nhoque, uma delícia para quem aprecia a gastronomia italiana. 


Todo dia 29 de cada mês, é o dia do nhoque da fortuna. Diz a lenda que num certo dia 29 de dezembro, na Itália, São Pantaleão bateu a porta de uma casa e pediu comida. A família era bem pobre, mas apesar disso, não se importou em dividir o seu nhoque com o andarilho. Ao recolherem os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro. Segundo a tradição, antes de se deliciar com o prato, coloca-se uma nota embaixo dele e faz-se um pedido. Para garantir o bolso cheio o ano inteiro, a nota deve ser guardada até o próximo dia 29 do mês seguinte. Fazendo umas pesquisas pelo Wikipédia, li a história um pouco diferente, mas no fim dá no mesmo.

E lá aonde eu comi, ganhei uma nota de 1 dólar e nela tinha fixado um papel com a seguinte frase: "São Genaro, estou comendo este gnocchi para que nunca me falte comida na mesa e dinheiro no bolso." Além da nota de 1 dólar, ganhei um ravioli de chocolate e um trevo de quatro folhas para ser cultivado em até 90 dias. Detalhe: A foto acima foi tirada de meu celular pelo instagram

5 comentários:

  1. Não sabia sobre essa informação...amo nhoque!!Bjs.Sandra

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, minha querida amiga Barbie!!!
    Que maravilha! Como bom italiano adoro esse prato, um de meus preferidos, só perdendo para a famosa lasanha, essa eu nunca dispenso... rsrsrsrs... Que esse dia, esse prato e São Pantaleão lhe tragam muita sorte pelo resto do ano...
    Adorei a postagem, parabéns minha amiga!!!
    Tenha um dia maravilhoso, feliz e iluminado!!!
    Abraços com carinho e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  3. Aiiii Barbie... este mes não é que eu me esqueci?! Adorooooo....
    Costumo comer no Spoleto, é rapido, bom e barato! Gosta?!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Barbie!!!

    Aqui no sul também tem esse dia que comemoram o dia do nhoque da sorte, amo comida italiana é a minha culinária preferida.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  5. Adoro o Spoleto. E sempre escolho os mesmo acompanhamentos! rsrs O nhoque tá com uma bela cara, mas confesso que quase nunca como no dia 29, sempre acabo me esquecendo. Beijossss

    ResponderExcluir