sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Guia Turística: Rio +20 em Copacabana

Voltando ao passeio turístico feito com meu primo em 17 de junho, ainda em Copacabana, hoje contarei um pouco do evento que estava acontecendo naquele período por lá.

A Rio +20 aconteceu no mês de junho, entre os dias 13 e 22, este evento é conhecido como CNUDS (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável) e tem como objetivo discutir sobre a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável. 


A Rio +20 é considerado o maior evento, deste propósito, já realizado pelas Nações Unidas e contou com a participação de chefes de estados e de governo, ativistas ambientais, cientistas e representantes de cento e noventa nações que propuseram mudanças, sobretudo, no modo como estão sendo usados os recursos naturais do planeta.

Muitos aspectos foram discutidos, sendo que "A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza", e a "Estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável", eram os principais.


A frase desse cartaz me chamou atenção, na minha opinião, elas foram super bem elaboradas e faz você pensar até em outras coisas... acima em Português e abaixo em Inglês.


É importante ressaltar que as alternativas pensadas para a diminuição do impacto da humanidade na Terra não é responsabilidade somente dos nossos governantes, mas nossa também. Afinal, todas as nossas atitudes diárias, como o meio de transporte que utilizamos, o modo como descartamos o nosso lixo, o tempo que demoramos no banho, entre outras atitudes, refletem de alguma forma no meio ambiente e, por consequência, em nossa vida.

O evento o ocorreu em dez locais, tendo o Rio Centro como principal local de debates e discussões; entre os outros locais, figuram o Aterro do Flamengo e o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Fonte das informações: Wikipédia e Brasil Escola (R7). Para ler mais, clique aqui (G1 - Globo.com)

Abaixo, outras fotos...

Favela, representando o problema da pobreza...



Artistas de rua... nesse veículo, tocava várias músicas, uma delas, ouvida por mim naquele momento, era "We are the world - Michael Jackson", bem apropriada para o evento... 


Cubo sustentável, feito com mil caixas de verdura de plástico reciclável, de noite, ele ficava iluminado com 80 lâmpadas de LED e para cobrir a base, foi usada 8 toneladas de areia da praia de Copacabana, para ver como o cubo ficava de noite, clique aqui. A ideia foi montar algo, colorido ao ser iluminado, que chamasse atenção da mesma forma como a favela fica bonita à noite.


Os links abaixo, podem lhe interessar:


bye bye e até o próximo passeio.

9 comentários:

  1. Boa tarde Barbie.. um assunto pra pensarmos né?
    Conscientização é tudo.
    Um beijo carinhoso no seu coração.
    Adoro passear com você por aí.. rsr

    Sheila

    ResponderExcluir
  2. Bastante noticiado quando ocorreu..espero que as decisões que tomaram possam ser colocadas em práticas e por nós cidadães também!! Abraços. Sandra

    ResponderExcluir
  3. Olá!Boa noite!
    Barbie...
    ...conscientização plena...fazer com que a comunidade conheça seus direitos e deveres, praticando-os em sua plenitude...lindas fotos!
    Hoje...coloquei minha primeira moedinha no cofrinho que tu me deu de brinde, lembra?
    Obrigado!
    ótimo final de semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Barbie
    Esse foi um evento muito importante que mobilizou todo o Brasil. Muito legal as fotos.
    Bjos. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  5. Oi Barbie!!!

    Muito importante este evento Rio+20, esperamos que cada vez mais as mudanças aconteçam na prática e se tornem uma realidade. Lindo seus posts anteriores e suas fotos!!!
    Um ótimo feriadão!!!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  6. @Cozinha de Mulher sim sim... conscientização é tudo! E todos tem o seu papel em relação a isso. Obrigada pelo carinho.

    @Reinventando verdade, foi sim. É isso que nós esperamos e enquanto esperamos, vamos fazendo a nossa parte. Eu sou do tipo que, em relação ao lixo, além de não jogá-lo no chão, o reciclo; transporte, acredito que vai mais do governo mesmo, pois tenho certeza de que se tiverem mais bus nas ruas, as pessoas usarão menos o carro e deste modo, menos gazes poluentes serão emitidos, sem contar na redução do trânsito; entre outras atitudes.

    @Tafena é verdade, você falou bem, conhecer direitos e deveres. Obrigada pelo carinho e elogio. Eu dei? Desculpe-me, mas não lembro! Pensei que você fosse nova por aqui... fiquei curiosa.

    @Luciana Souza Foi mesmo... obrigada!

    @Bia É verdade, não há quem não deseje que este sonho se torne realidade. Obrigada pelo elogio e carinho de sempre.

    E a todas, abraços e excelente feriado.

    ResponderExcluir
  7. Ih, Barbie, a gente pode até ter se esbarrado. Também fui na Rio+20. Pena que pouca coisa foi resolvida. Beijão e bom feriado!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, minha querida amiga Barbie!!!
    Bela postagem minha amiga, este evento é realmente muito importante para a preservação da natureza e do homem... ou cuida... ou ficará sem... o futuro precisa de ação agora...
    Valeu minha querida amiga, adorei conhecer o lugar e a bela postagem, ficou ótima!!!
    Tenha um lindo, feliz e abençoado final de semana!!!
    Abraços com carinho e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  9. Eu achei as fotos bem legais, mas pra mim essa Rio+20 é evento pra inglês vez, pq enquanto eles fazem essa papagaiada aqui no Rio que não vai dar em nada, na Amazônia eles planejam construir a Hidrelétrica Belo Monte, que vai destruir 640 km quadrado de floresta que é justamente onde fica o Parque Nacional do Xingu, sem contar os índios que habitam la, que serão removidos. Tudo isso pra construir uma hidrelétrica que só vai produzir um terço de sua capacidade, porque durante oito meses do ano aquela região seca, e essa hidrelétrica vai custar pros cofres públicos a bagatela de 30 bilhões de reais, que vão sair do nosso bolço, claro.

    Enquanto eles fazem a Rio+20 aqui, eles destroem a Amazônia.

    Pra mim, essa Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável é uma grande piada

    Abraços

    ResponderExcluir