sábado, 12 de abril de 2014

Aprendizados de uma intercâmbista

Viajar para outro país é uma experiência maravilhosa, pois se aprende muito. Muitos sentimentos se confundem também. A confusão de sentimento se dá ao novo, à euforia, à saudade, à segurança e à insegurança (medos diversos).



Foi mais ou menos assim: quando eu estava me preparando para ir para a Inglaterra, fiquei muito feliz, dois dias depois de eu ter chegado lá, fiquei muito triste. Do terceiro dia em diante, voltei a ficar feliz e ao retornar para o Brasil, tornei a ficar triste novamente.

Sobre os aprendizados, são diversos, pois eles não se limitam só ao idioma, mas também ao amadurecimento. A palavra se virar resume bastante sobre tudo o que eu aprendi.

Confesso a vocês que, ainda, não estou fluente em Inglês como muitos acham e cobram até hoje. Já comentei aqui no blogue que nos tempos de escola, eu, praticamente, não tive Inglês, pois como fiz meu ensino fundamental em escola pública, essa era uma das disciplinas que não tinha professor para lecionar. Escola pública é uma M... (desculpem-me, mas é verdade!)

No Brasil, existem excelentes escolas públicas iguais ou melhores ao ensino particular. Aqui no Rio de Janeiro, cito as: Faetec, Cefet, Colégio Pedro II, Colégio de aplicação da UERJ, Colégio de aplicação da UFRJ, etc. Só que elas são exceções e, infelizmente, não era o meu caso.

Mas voltando ao meu caso, na época de escola, eu passava a maior parte do tempo voltando pra casa do que indo para a escola. A volta para casa era quase sempre por falta de: água, lanche e, o pior de todos, professor, foram tempos muito tristes para mim. No ensino médio voltei para a escola particular e escolhi estudar espanhol para não me detonar no vestibular. Já adulta, estudei seis meses de Inglês num curso particular, na Inglaterra, estudei por duas semanas e ao voltar para o Brasil, fiz um outro curso, de conversação, por 1 ano.

Não estou me lamentando por esta falta de oportunidade do passado, mas constatando que isso atrapalhou. Era para eu ser ruim no Português também, só não sou, pois batalhei muito para isso. O mesmo faço em relação à Matemática e estou fazendo em relação ao Inglês. Porém, no Inglês, as pessoas cobram muito de mim e criam expectativas que me causam ansiedade por não ser o que elas esperam e, às vezes, isso me bloqueia. E eu até evito comentar com muitas pessoas que estudei na Inglaterra, por isso também.

Assim que eu voltei da Inglaterra, algumas pessoas começaram a "testar" meu nível de aprendizado e uma em especial, foi bem agressiva e eu nem comentei com muitas pessoas, mas parece que tem gente que não faz outra coisa na vida a não ser me stalkear... enfim...

Aprendi que: O bom das cobranças é que quando se está desenvolvendo um projeto, deve-se evitar falar sobre ele, pois o que atrapalha os planos, não são as cobranças que a gente faz de si, mas a que os outros fazem a gente fazer. Sozinhos, traçamos um plano e uma meta que se não derem certo, não há problema, pois ninguém sabe o resultado, mas compartilhar isso é que se torna problema. Enfim, para evitar desmotivação, só compartilhe depois do sucesso.

No Inglês é bom saber que ele é como qualquer outro idioma, por exemplo, para um brasileiro falar o Português, depois de nascer, ele leva pelo menos dois anos de sua vida e ainda assim existe adulto que cresce falando e escrevendo errado. Então, não se desmotive se tiver dificuldade em outro idioma, isso é normal. Contudo, é necessário, além do tempo, dedicação constante.

Sobre meu conhecimento no Inglês, melhorou muito em relação ao que era. Atualmente, por continuar estudando, tenho melhorado ainda mais. O segredo é não parar de estudar, senão a gente pára de evoluir. E isso é para tudo na vida.

Outros aprendizados que tive foram:
  • pranchar o cabelo sozinha;
  • dar ainda mais importância a água, lá é escassa e cara;
  • nem tudo lá é barato, pelo menos para quem não recebe em libra;
  • os ingleses não são pessoas frias, como todos costumam dizer, na verdade, eles são super discretos e extremamente gentis... bem pelo menos essa foi minha percepção;
  • os estrangeiros também colam nas provas... hahaa
  • ganhei mais responsabilidade e amadurecimento;
  • e de certa forma, fiquei ainda mais discreta.
Em suma, fazer intercâmbio não é, apenas, conhecer um outro país... um outro idioma... e uma nova cultura... é bem mais do que isso! É se divertir e conhecer pessoas que jamais você imaginaria encontrar na vida. Além disso, se aprende nas dificuldades, nas diferenças e nas trocas e mesmo "parecendo" que tudo é muito estranho e, às vezes, triste, esta, sem dúvida, é a melhor experiência de vida que uma pessoa pode ter no mundo.

Gente linda, as dicas sobre meu intercâmbio terminam aqui. E para quem desejar saber tudo o que eu compartilhei, sobre essa maravilhosa experiência, é só clicar aqui.

35 comentários:

  1. É uma ótima oportunidade de se morar sozinha e ver o quanto tarefas que não conseguiamos fazer , se tornam rotineiras o que nos trás mais responsabilidade.
    beijinhos
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quero poder viver todos esse sentimentos e medos,estou me preparando... Ah, então a máquina é de chicletes. Usei para o sorteio hahahah. E comprei aqui mesmo.
    Não tem mais do mesmo modelo, porém existe um modelo similar, sem ter que colocar moedas, sabe?
    É até mais barata,a minha eu comprei tem dois anos e custou R$ 70.
    Mas acho que a outra custa sei lá, uns R$ 30, não tenho certeza, pois a última vez que vi foi no final do ano.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. É muito boa sim, viu?! ;D

    Adorei as dicas do seu intercâmbio!

    Ótimo domingo!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  4. Acho que o intercâmbio faz com que de certa forma a pessoa amadureça e aprenda a viver sozinha. Sou louca para fazer! Amei o seu texto, acho que todos deviam aprender a dar ainda mais importância a água rs
    Beijos | www.doseujeito.tk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, flor! A água lá é muito cara... filtrada só dar pra beber a comprada, inclusive nas residências, aqui no Brasil ainda usamos filtro e tudo ok.

      Excluir
  5. É uma experiência única na vida. Também conheço outras pessoas que fizeram intercâmbio como você e voltaram bem mais amadurecidas e responsáveis.
    Ótimo dia pra vc.
    Big Beijos

    http://luluonthesky.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amadurecimento é inevitável e maravilhoso, a experiência de um intercâmbio é única! A propósito, achei LINDO esse seu look da foto!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  7. Acredito que seja uma boa experiencia e um bom aprendizado mas eu acho que nunca teria coragem para abandonar o meu país de origem e ir para outras áreas do mundo,nem que fosse apenas para estudar. As coisas cá por portugal estão muito complicadas,cada vez mais,mas eu tenho a certeza de que nunca vamos precisar de mudar de país,espero eu que não!! Beijinhos fofinhos e fica com deus!! mundomusicaldacarolina.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre quis fazer intercâmbio, eu tive inglês na escola, mas foi fraco... Fiz 5 anos e alguns meses de curso de inglês e queria abrir os horizontes indo pra fora. Não liga para o que os outros dizem, quando comecei o inglês meu pai vivia me perguntando várias palavras de filme para ver o que significava e eu não sei, não aprendi ainda e bláblá. Ás vezes é cansativo neah?!


    http://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, meu pai idem... hahaa mas dele e de pessoas próximas, não tem problema, pois sei que no fundo eles querem meu bem. Falei em relação a pessoas não muito próximas a mim... a pessoas que não interagem comigo... as pessoas interesseiras e tal. ;)

      Excluir
  9. A cidade é muito bonita e as experiências vc vai levar pra toda vida.


    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Nada como novas experiências
    Obrigada pela visita
    Ótima segunda-feira para vc!
    Beijos Coloridos!♥♥♥

    ResponderExcluir
  11. Aê...muito bom! Parabéns, com certeza teve muitos aprendizados...realmente o inglês nos colégios é uma porcaria, até em particular, viu? Desejo tudo de bom para você.
    Bloody Kisses
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas escolas públicas que eu estudei não tinham professores de Inglês.

      Excluir
  12. E sempre tive inglês na escola, mas nunca aprendi muita coisa porque os professores são ruins. Depois fiz um curso em uma escola especializada e por não ter com quem conversar acabei esquecendo muitas coisas. Mas descobri que sou boa em aprender sozinha. Tento ver vídeos, filmes e ler. E sempre me perguntam como se fala isso em inglês e quando não sei me dizem que gastei dinheiro. Mas acho que não, porque aprendi muito e conheci novas pessoas. Eu tb acredito que sonhos não devem ser compartilhados. E morar em outro país sempre traz novas experiências. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  13. ai que maravilha!! Amaria passar por esta experiência ;D

    Muito obrigada por comentar no meu blog!
    Sempre que atualizar me deixe um recado no meu blog! Vamos estar sempre em contato?
    Me segue nessas redes sociais e me manda uma mensagem por lá que te sigo e todas elas:
    Instagram: @re_becah

    Canal do YT: youtube.com/blogdareh

    Fanpage: facebook.com/blogdareh

    Beeeijooos da Reh,

    www.blogdareh.com.br

    ResponderExcluir
  14. Nada melhor do que estudar uma língua no país onde ela é falada, né?

    ResponderExcluir
  15. Esse misto de sentimos é a coisa mais louca desse mundo mesmo! Tb me sentiria assim, acho que é normal de todos ser humano rs'
    Beijos e boa semana ♥

    ResponderExcluir
  16. Um dia ainda tenho essa experiência, deve ser realmente ótimo.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ótimo texto! Também acho que quando estamos desenvolvendo algum projeto, quanto menos pessoas souberem, melhor. Tenha uma semana abençoada, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. aah que legal!
    Vou fazer um intercâmbio ano que vem e não vejo a hora! É muito bom esse ganho de experiências.

    Beijos e ótima semana!

    http://mylife-rapha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Adoro seus textos falando sobre o intercambio, e olha só li verdades em relação a essa dica que vc deu e serve para a vida: nunca contar um projeto antes de sua realização.
    Quando o mesmo pertence somente a nós mesmas, a chance de dar certo é muito maior!

    E quanto ao ingles, também acho que é questão de praticar sempre. Eu acredito que uma pessoa só pega fluência verdadeira após uns dez anos de estudo contínuo e ainda visitando países que falem o idioma para melhorar a aprendizagem do ouvir.
    abraços

    http://princessandfashion.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já me disseram isso sobre adquirir fluência, por isso é que não desanimei até hoje... dicas assim me incentivam! Obrigada! :")

      Excluir
  20. Muito boa as suas dicas :)

    Páginas em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Com toda certeza uma experiência incrível, os aprendizados são para sempre.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  22. Muito legal! é uma experiência incrível!!

    Beijo Beijo
    Blog | Insta | Canal

    ResponderExcluir
  23. adorei! :D eu fiz erasmus, que é mais ou menos como intercâmbio, e foi único :D

    ResponderExcluir
  24. Que delícia, deve ser muito bom mesmo! ^^ Um aprendizado e uma experiência pra vida toda!

    beeeijos,
    Miss Sainha

    ResponderExcluir
  25. eu amei seu look, muito fofo, vc póderia ter postado mais detalhes dele pra gente né? rs bjus http://anavidadeestilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. As aulas de inglês em escola particular tb não são grandes coisas, Barbie. Bacana seu texto contando um pouco do seu intercâmbio e fechando esse ciclo. bjjjj

    ResponderExcluir
  27. A experiencia de viver em outro pais sempre traz um amadurecimento e parece que nossas perspectivas se expandem tanto ne?! Nao deixem essas pessoas negativas te desanimar, pois infelizmente tem muita gente invejosa nesse mundo o segredo e aprender a nao espalhar para os quatro cantos do mundo nossos planos para nao atrair essas pessoas e nao deixar as dificuldades desanimarem a gente mas sim servir de motivacao.
    Beijinhos

    ResponderExcluir