sábado, 11 de abril de 2015

Livros de auto ajuda

Não sou muito fã de livros de auto ajuda, contudo ano passado ganhei um livro assim e comprei outros dois. É claro que existem exceções, mas não era o caso dos livros que li. 

Livros de auto ajuda, geralmente são depreciativos e a grande maioria dos autores não tem uma linguagem suave, por isso, não curto muito esse tipo de literatura.

Os livros em questão são:
  • Por quê ele não ligou de volta?: Este livro fala sobre os motivos para os homens não irem em frente com um relacionamento. E motivos foram contados por eles mesmo através de uma entrevista que durou uns 10 anos e foi feita com mil homens. O livro até tem umas dicas legais, algumas até de atitudes que nem imaginamos "serem erradas" num relacionamento. Tipo, brincar com um cachorro na rua, significa que você é uma louca para casar ou deseja ter um filho. De um outro lado, tem o cara que acha que a garota que não faz festa com seu animalzinho ao chegar em casa seria uma péssima mãe. E depois dizem que nós é que somos complicadas de entender. Já uma explicação teve mais sentido que foi sobre uma atleta que não tinha costume de usar vestido, depois de saber que ela não atraia os homens por este motivo, "trocou" as roupas de ginástica por vestidos e teve sucesso nos relacionamentos seguintes. Percebi ainda que de um modo geral, a autora quis demonstrar que muitos relacionamentos não dão certo por falta de diálogos para entender um pré-julgamento equivocado devido a "má interpretação" de algum comportamento.
  • Bittergirl: Fala de histórias sobre como superar o final de um relacionamento, justificando que nem sempre você é a culpada pelo fim, às vezes, o cara não era bom mesmo. Esse livro é, praticamente, o oposto do anterior.
  • O vendedor de Sonhos: Fiquei tão sobrecarregada com a história dos demais que nem li este ainda... Tive receio de não gostar. Talvez eu o leia em outro momento. 
Sobre os livros lidos são bem adversos, o primeiro é machista e o segundo é feminista, por isso foi tão chato lê-los, mas juntos um equilibra o outro e dá para tirar algo bom de cada. Quando eu resolvi ler os dois primeiros livros citados, o fiz, pois eu desejava exatamente o que os títulos sugerem, só que eu não imaginava que a leitura fosse tão cansativa.

No momento, para poder resenhar em breve... a pedidos, estou lendo Como Ser Uma Parisiense em Qualquer Lugar do Mundo... estou amando, people! E o livro tem uma leitura suave!

E vocês? Já leram livros de auto ajuda? Conheciam os livros citados? O que acham desse tipo de literatura? Contem-me nos comentários, vou adorar saber!

22 comentários:

  1. Eu não sou bem fã, mas ainda assim dou uma chance à leitura. Acho que os autores pintam as situações com facilidade, como se tudo realmente fosse fácil de se resolver, ainda prefiro ações que palavras, mesmo a gente às vezes achando, é, pode dar certo, pode ser assim. Eu comprei um recentemente, mas ainda não terminei a leitura. O vendedor de sonhos é um título bem sugestivo.

    ResponderExcluir
  2. Eu não curto muito livros assim, confesso! Mas achei legal você falar sobre sua experiência!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nenhum.

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Eu tambem nao gosto muito desses livros de auto ajuda nao. Mas ja vi varias pessoas dizendo que leram e foram bons de uma certa maneira.
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. também não sou grande apreciadora desse tipo de literatura, mas acredito que seja útil para muita gente :)

    ResponderExcluir
  6. Oi Barbie,
    Não costumo ler muitos esses livros. É o tipo da dica faça o que eu mando, não faça o que eu faço.
    big beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto muito desses livros, eles ensinam muita coisa que a gente absorve para o nosso dia a dia
    Beijos!

    http://dearitgirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que legal amore ainda não conhecia esses títulos, eu gosto muito do livro O Segredo :D beijoss

    ResponderExcluir
  9. Eu nao sou muito fa de livros de auto ajuda, mas eu goste do titulo de como ser uma parisiense me qualquer lugar do mundo, eu preciso de um pouco de glamour...rs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Nunca li um livro de auto ajuda, mas acho que é uma leitura necessária. Amei as dicas, pena que a leitura foi cansativa. Tenha uma semana abençoada, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Gostei de saber sobre a sua experiência, mas confesso que não gosto de livros de auto ajuda. rs
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  12. Oi Barbie!

    Eu amo ler, se o assunto me interessa pouco me importa se o livro é de auto ajuda ou não... leio igual... porque o que significa é o conteúdo e não a classificação que muitas vezes rotulam até erroneamente e preconceituasamente... não conheço os livros que você citou... mas acho que toda leitura vale a pena e sempre acrescenta algo e nos faz seres humanos melhores!
    Boa semana! :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho o Vendedor de sonhos, na vdd minha mãe q tem. Não é muito meu foco, mas todo livro agrega alguma coisa ne? rs

    ResponderExcluir
  14. Ainda não li nenhum desses, mas gosto de livros de auto ajuda. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  15. Não li nenhum dos que você citou, mas sou adepta de livros de autoajuda. Não acho babaquice, acho super válidos.

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Também não conhecia esses livros, gostei das dicas.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia

    ResponderExcluir
  17. Desses eu só li O Vendedor de Sonhos e detestei.
    Ai, que livro maaaaaaaaais chatinho.
    Também me sobrecarreguei e achei um saco.
    São raríssimos os de autoajuda que eu gosto.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  18. Criei uma certa repulsa por livros de auto ajuda, pq eles ficam rodeando uma ideia, como se desenvolvesse uma frase de várias maneiras. Se você ler a primeira página e a última terá lido o livro todo. Lógico que tem suas exceções. Já leu alguma coisa da Lya Luft? Ah, "O vendedor de sonhos" é o melhor dos 3 que citou!
    Boa semana!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  19. Ainda não conhecia, minha Flor, mas adorei as dicas!
    Beijos linda, fica com Deus!
    contornoperfeito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. já ouvi falarem muito bem do Vendedor de Sonhos mas nunca lii!
    os outros eu não conhecia (:

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  21. Ainda não conhecia esses livros que você citou...

    E também estou com vontade de ler Como Ser Uma Parisiense... depois quero ver sua resenha! ;)

    Beijos!

    Clá | http://www.umagarotacarioca.com.br

    ResponderExcluir