terça-feira, 14 de agosto de 2012

Viagem à Petrópolis: Casa da Princesa Isabel

E voltando à viagem de Petrópolis, do ano de 2010, vim falar da Casa da Princesa Isabel (a casa cor-de-rosa), o quarto ponto turístico que eu visitei com minha irmã.

A residência, ainda, pertence a família real e somente a parte externa do imóvel, está aberto à visitação. Lá passaram-me a informação de que para "cuidarem" da parte interna da casa, eles pagam pessoas para limparem de 15 em 15 dias como forma de evitar que algo estrague.

Ah! e disseram, também, algo do tipo: para morar na cidade, deve-se primeiro comunicar a família da princesa e pagar 2% de imposto à família. Para saber mais sobre a princesa, clique aqui.

Numa placa fixada da residência, continha a seguinte informação: "Este imóvel foi adquirido pelo Conde d'Eu e sua augusta esposa, a Princesa Isabel, em 21 de abril de 1876, residindo nele até o exílio da Família Imperial, quando da Proclamação da República. Serviu como residência de autoridades diplomáticas e posteriormente como sede de várias instituições de ensino de alto conceito. Hoje, propriedade da Companhia Imobiliária de Petrópolis (expediente de 2ºf à 6ºf - de 12h30 às 16h30), sucessora da Imperial Fazenda, abriga ainda espaço destinado a eventos culturais e preservacionistas."

Abaixo, as fotos:

entrada da residência real


a casa cor-de-rosa da Princesa Isabel


local aonde funciona a Cia Imobiliária de Petrópolis (localizada ao meio)


local aonde seria antiga sensala dos escravos (e aquele pontinho vermelho perto da porta, sou eu)


cães de guarda da raça rotweiller no fundo da residência perto da sensala


Nos próximos posts, falarei sobre: a pausa para o "almoço"; o Palácio de Cristal, a Praça 14 Bis; o Museu-Casa de Santos Dummont; o Trono de Fátima; o Relógio das Flores; a Casa dos 7 erros; o Museu Imperial e a Rua Teresa.

Os links abaixo, podem lhe interessar:


bye bye e até o próximo ponto turístico.

3 comentários:

  1. Olá!Boa tarde!
    Tudo bem por aqui?
    ...como é que é? Você tem que comunicar e pagar 2 por cento!Entendi bem? Então tá!
    Belas fotos! Gostei do pontinho vermelho!
    Obrigado!
    Beijos
    Boa quarta feira
    ...nada ainda?

    ResponderExcluir
  2. @Felisberto Junior sim sim.... bem, pelo menos foi o que me disseram superficialmente. E infelizmente a "Cia Imobiliária" não estava aberta para eu averiguar melhor veracidade dessa informação, fui num final de semana e pela internet, não achei nada a respeito. ;)
    beijos e linda quarta-feira pra ti também.

    ResponderExcluir
  3. Menina que emoção estar na casa onde a princesa vivia..
    Eu tenho uma admiração enorme pela princesa.. uma mulher forte e que fez uma das coisas mais lindas pelo próximo..
    Adorei o post.
    Beijokas
    Sheila

    ResponderExcluir